O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares.
O reino protista é composto pelos protozoários e as algas, e também mixomicetos, oraganismos semelhantes aos fungos.
1) Protozoários:
São seres eucariontes unicelulares. Antigamente eram classificados no reino animal, por realizarem essas funções e serem heterótrofos, no entanto, por serem unicelulares, alguns taxonomistas criaram o reino protista para reunir esses filos de organismos mais simples.
Eles ocupam ambientes úmidos (os que tem vida livre) ou no interior de outros organismos.
-Os sarcodinos: são representados pelas amebas que se locomovem por meio de pseudópodes. A entamoeba coli, são habitantes do intestino grosso humano, onde obtêm abrigo e alimentos sem acarretar prejuízos ou benefícios os seu hospedeiro.
Mastigóforos: eles se locomovem por meio de flagelos. Alguns são parasitas, ou seja, obtêm alimento a partir da associação com outros seres vivos. O trypanosoma cruzi, que instala-se em tecidos humanos e de outros animais, como na musculatura do coração ou na parede do tubo digestivo.
-Os Esporozoários: Os esporozoários não possuem estrutura locomotora. Um exemplo é o agente transmissor da malária.
Ciliados: Os ciliados locomovem-se por meio de cílios. O mais conhecido é o paramécio, organismo de vida livre.
2) Algas:
São organismos autótrofos, pois possuem clorofila, logo, realizam fotossíntese. Elas são fundamentais para a biosfera, pois representam grande parte da cadeia alimentar aquática e realizam a maior parte da fotossíntese do planeta. Elas apresentam alto teor de proteínas, vitaminas e sais minerais, por isso elas também servem alimento para nós seres humanos. As mais encontradas são unicelulares.
3) Mixomicetos:
Os mixomicetos são organismos que têm aspecto de fungo, e crescem nos solos ricos em nutrientes orgânicos, sendo comuns em bosques e florestas. Eles não são parasitas, não produzem toxinas, nem são prejudiciais às plantas ou animais, mas quando surgem na água é um forte indício de algum desequilíbrio no ambiente, como excesso de matéria orgânica.
Fontes :
Comments