top of page
Blog: Blog2
Buscar

Platelmintos

biologiacmpa206

Os platelmintos, também chamados de vermes achatados, são animais invertebrados que possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários e ausência de cavidade celomática (acelomados). Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas.

CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS DOS PLATELMINTOS:

- Sistema circulatório: ausente (o alimento é difundido pelo organismo passando de uma célula para outra);

- Sistema excretor: presente (formado por uma rede de túbulos denominados protonefrídeos, culminando em um poro terminal localizado na região dorsal do animal);

- Sistema respiratório: ausente (as trocas gasosas são realizadas diretamente com o meio);

- Sistema nervoso: presente (constituído por um par de gânglios cerebrais dispostos na região anterior, irradiando cordões nervosos até a porção posterior);

- Sistema sensorial: presente (através de células fotoreceptoras, os ocelos, esses organismos conseguem se orientar captando energia luminosa).

A reprodução é bem diversificada, existem espécies que se reproduzem assexuadamente por fragmentação, outras sexuadamente com desenvolvimento direto ou indireto (passando por estágio larval).

Os principais representantes desse grupo são as planárias (Classe Tubelaria), e as tênias solium e saginata (Classe Cestoda) e vermes trematódeos (Classe Trematoda).

Nesses animais, não há sistema circulatório, nem respiratório. Muitas trocas gasosas e eliminação de resíduos nitrogenados ocorrem por meio de processos de difusão pela superfície do corpo. O sistema excretor é simples e é constituído por protonefrídeos, estruturas formadas por redes de tubos contendo porções ricas em cílios, chamadas de bulbos-flama. A boca é a única abertura para o sistema digestório, portanto, é um sistema digestório incompleto. Vale destacar, no entanto, que nem sempre esse sistema está presente nesses animais.

Algumas espécies apresentam reprodução sexuada, e outras têm reprodução assexuada. As planárias, por exemplo, reproduzem-se por fissão, um processo em que há a divisão do corpo do animal em dois, com posterior regeneração. O sistema reprodutivo normalmente é hermafrodita (apresenta os dois sexos), e ainda é observado com frequência a fertilização cruzada, na qual um indivíduo fertiliza o outro.


Referências bibliograficas:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Mamíferos

Pertencem a classe Mammalia. São seres vertebrados com as mais diversas características, hábitos de vida e que vivem em praticamente...

Comments


©2019 by Biologia Cmpa 206. Proudly created with Wix.com

bottom of page