As Gimnospermas são plantas terrestres adaptadas aos ambientes com predominância dos climas frio ou temperados. Nesse grupo se encontram o pinheiros as sequoias e os ciprestes.
Na reprodução, no caso dos pinheiros por exemplo, o estróbilo masculino produz esporos chamados grãos de pólen. O estróbilo feminino produz estruturas denominadas óvulos. No interior de um ovulo maduro surge um grande esporo. Quando o estróbilo masculino se abre libera grandes quantidades de grãos de pólen, esses grãos se espalham no ambiente e podem ser levados pelo vento até o estróbilo feminino.
A foto abaixo é referente a um integrante do grupo das gimnospermas, o pinheiro.

As Angiospermas são o grupo de plantas mais abundantes, diversificadas e complexas da terra e possuem as seguintes características: presença de vasos condutores, sementes, flores e frutos, com mais de 250 mil espécies. As angiospermas ocorrem nos mais variados tipos de habitats, desde ambientes aquáticos até áridos.A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas. As flores possuem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que vão ajudar no processo de polinização. Já os frutos são importantes para proteger as sementes das plantas, e a flor é considerada a estrutura reprodutiva da planta. As angiospermas também se distinguem dos outros grupos de plantas devido às características de dupla fecundação e endosperma triplóide.
A foto abaixo é referente a um integrante do grupo das angiospermas, a papaia.

As Briófitas pertencem ao reino Plantae e, desta forma, são eucariontes, fotossintetizantes e multicelulares. Estes organismos não possuem vasos condutores de seiva, nem estruturas rígidas de sustentação, justificando seu pequeno porte. Estão divididas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta; sendo os indivíduos do primeiro os mais conhecidos por nós. A parte permanente das briófitas é o gametófito (n). O esporófito (2n) depende deste último para sua nutrição, e não perdura por muito tempo.
As briófitas dependem da água para a reprodução sexuada. Nesta situação, os gametas masculinos (anterozoides) se deslocam, com auxílio de seus flagelos, até os gametas femininos da planta (oosfera).
A foto abaixo é referente a um integrante do grupo das Briófitas, o musgo.

As Pteridófitas são aquelas plantas que não têm semente. Isso acontece devido ao fato de serem traqueófitas e seu gametófito crescer sem ligação ao esporófito.
Os principais exemplos de plantas pteridofitas são, as samambaias e avencas.
A foto abaixo é referente a um integrante do grupo das Pteridofitas, a samambaia cipó-cabeludo.

Fontes :
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/briofitas.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/briofitas.htm
https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/biologia/pteridofitas.htm
Livro didático de biologia
https://www.estudopratico.com.br/angiospermas/
https://www.todabiologia.com/botanica/angiospermas.htm
https://www.todamateria.com.br/angiospermas/
Fotos: Foram tiradas pelo aluno Fidelis, do segundo ano do CMPA.
Comments