Os artropodes possuem um reforço externo chamado de exoesqueleto, que é uma camada resistente, impermeavel e é constituida por sais de quitina, que é um tipo de açucar. Quando este exoesqueleto diminui de tamanho ocorre a chamada muda. Estes animais possuem patas articuladas.
Importancia economica: são polonizadores de flores;
· Utilizados no controle biologico
· Servem para alimentaçao
· Utilizados na industria
· Fabricaçao de remedios
· São transmissores de doenças tanto para o homem quanto para animais domesticos
· Alguns são venenosos
· Alguns de seus venenos podem ser utilizados para a cura do cancer
Obs: uma caracteristica comum entre anelideos e artropodes é que os dois derivaram de uma linhagem de animais protostomicos celomados segmentados e com clivagem espiral e desenvolvimento em mosaico.
Reprodução e Alimentação dos Artropodes:
Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea. O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.
Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas. O sistema digestório dos artrópodes é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus.
Referência bibliografica:
- https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
Comments