Diferente dos artropodes, os anelideos possuem endoesqueleto. Possuem tambem celoma e deuterostomia – que são grupos de animais ligados por diversos aspectos embrionários peculiares, como a forma de clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e pelas aberturas embrionárias que irão originar a boca e ânus.
Reprodução e Alimentação dos anelideos:
Os poliquetos em geral são de sexos separados e podem ter diversos padrões reprodutivos. Apresentam como regra a reprodução sexuada e fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, passando por fase larval. Em alguns casos, pode ocorrer reprodução assexuada.Os zigotos se desenvolvem dentro do casulo e dele surge os jovens. O desenvolvimento é direto. É no clitelo que se abre o poro genital feminino.
Os anelídeos apresentam sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes. O modo de alimentação varia conforme a espécie, mas podem ser herbívoros, carnívoros e hematófagos.
Referência bibliografica:
- https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Artropodes.php
Comentários