Para a biologia, espécies são animais que se encontram na mesma sociedade, do mesmo gênero, e com características comuns. As espécies são definidas como grupos de populações que estão potencialmente isolados reprodutivamente de outros.
Usamos o termo de isolamento reprodutivo, pois ele e usado como um “evento-chave” no processo de especiação.
Especiação: é o nome dado ao processo evolutivo pelo qual são formadas duas ou mais espécies a partir de um ancestral comum a elas. Este processo explica a grande diversidade de vida encontrada no nosso planeta.
Em 1942, um biólogo chamado Ernst Mayr, disse que para definirmos uma espécie, devemos observar sua reprodução. O conceito de espécie para ele, dizia que Espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isoladas de outros grupos semelhantes. Houve muitos problemas contra a afirmação do biólogo, tais como as bactérias, reproduzem-se através da reprodução assexuada e, por isso, não se enquadram nesse conceito, uma vez que não possuem isolamento reprodutivo.
Outro problema do conceito proposto por Mayr diz respeito à formação de híbridos, Jumentos e éguas, por exemplo, são seres bastante distintos, porém podem reproduzir-se, dando origem à mula, que é um organismo estéril.
Híbridos: O termo híbrido designa um cruzamento genético entre duas espécies vegetais ou animais distintos, que geralmente não podem ter descendência devido aos seus genes incompatíveis.
Segundo levantamentos, existem aproximadamente 26 conceitos diferentes de espécie, entretanto nenhum consegue definitivamente definir o que é uma espécie. Dessa forma, o de Mayr continua sendo o mais aceito.
Existem muitos exemplos de espécies que possuem o mesmo gênero, como:
As cobras, os crocodilos e os jacarés. Os três são repteis.
Panthera leo - Leão Panthera onca - Onça-pintada Panthera pardus - Leopardo Panthera tigris - Tigre
Mas a melhor forma de exemplificar as espécies, são as raças de cachorros como por exemplo: bulldog, shitzu e pastor alemão.
Fontes:
コメント