top of page
Blog: Blog2
Buscar

Cnidários

biologiacmpa206

INTRODUÇÃO: Cnidários são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas. São os primeiros animais a apresentarem tecidos completamente diferenciados. Alguns são fixos, como as anêmonas e os corais e outros são livres e natantes, como a medusa. Os integrantes deste filo são todos predadores, alimentando-se de crustáceos, peixes, larvas de insetos, etc.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

-São diploblásticos, acelomados, protostônios;

-Exclusivamente aquáticos, maioria marinhos;

-Solitários ou coloniais;

-Cavidade central única:celêntero ou cavidade gastrovascular;

-Abertura única:boca, rodeada de tentáculos;

-Ausência de sistema excretor, circulatório e respiratório;

CLASSES

Anthozoa: A classe Anthozoa é a com o maior número de espécies. Neste grupo só existem pólipos marinhos. O principal representante do grupo é a anêmona-do-mar, um animal cilíndrico, cuja base é fixa em algum substrato. Os corais também pertencem a essa classe. Eles são colônias de pólipos que podem conter até 100 mil indivíduos. Por isso, os corais são caracterizados pela elevada biodiversidade.

Hydrozoa: As hidras habitualmente permanecem imóveis, podendo ser confundida com a vegetação, principalmente pela cor esverdeada de seu corpo, a qual se deve pela presença de algas verdes unicelulares no seu interior.Movimentando seus tentáculos, capturam suas presas, entre elas a pulga d’água.

Scyphozoa: A principal representante dessa classe é a água-viva que tem um aspecto de um prato invertido, com a boca em posição inferior e as bordas dotadas de muitos tentáculos. Apresenta de 2 a 40 cm de diâmetro e as mais variadas cores. É móvel e possui o corpo bastante mole. Seus tentáculos não devem ser tocados, pois podem causar queimaduras graves.

Cubozoa: É o grupo menos estudado. Possuem apenas 20 espécies. O representante mais conhecido é a vespa-do-mar, o animal com o veneno mais letal do mundo. Acredita-se que a sua toxina seja capaz de matar 60 humanos adultos.

FORMAS

Pólipos: Os pólipos vivem fixos a rochas ou substratos e apresentam pouco movimento (anêmonas-do-mar e corais). Apresenta esqueleto externo feito de calcário que dá forma e sustentação ao corpo do animal. O corpo dos pólipos apresenta duas extremidades: uma é fechada e fixa ao substrato e a outra contém a boca, geralmente circundada por um emaranhado de tentáculos.

Medusas: As medusas nadam livremente, têm uma forma parecida com um guarda-chuva (águas-vivas). Elas possuem tentáculos ao redor na boca e nas bordas do corpo. A boca localiza-se na região central da superfície corporal. O corpo das medusas é mole e não possui um esqueleto de sustentação, ou seja, são móveis, de corpo gelatinoso.

REPRODUÇÃO

A reprodução assexuada ocorre por brotamento. Na superfície do corpo existem brotos que ao se desenvolverem, desprendem-se e originam novos indivíduos. Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em algumas anêmonas marinhas.

A reprodução sexuada é possível graças a existência de cnidários dióicos (sexos separados) ou monóicos (hermafroditas). Nesse tipo de reprodução, há formação de gametas masculinos e femininos. O macho libera seus espermatozóides na água, os quais fecundam o óvulo feminino, presente na superfície corporal.

DIGESTÃO

Esses animais possuem boca, mas não ânus. Então o alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não se pode ser aproveitado é eliminado pela boca e a sua excreção e a respiração acontecem através de difusão, através de toda superfície do corpo.

LOCOMOÇÃO

Enquanto a maioria dos cnidários vivem de modo fixo, alguns podem se deslocar. Nas medusas, a locomoção é mais ativa, sendo realizada por um mecanismo chamado de jatopropulsão. As bordas do corpo do animal se contraem e a água acumulada na região da boca (oral) é eliminada em forma de jato, provocando o deslocamento do animal no sentido oposto.

Referências bibliograficas:

- https://www.todamateria.com.br/cnidarios/

- https://brasilescola.uol.com.br/biologia/filo-cnidaria.htm

- https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Mamíferos

Pertencem a classe Mammalia. São seres vertebrados com as mais diversas características, hábitos de vida e que vivem em praticamente...

Commentaires


©2019 by Biologia Cmpa 206. Proudly created with Wix.com

bottom of page