top of page
Blog: Blog2
Buscar

Bactérias

biologiacmpa206

As bactérias são uma das formas mais simples de vida. Cada uma das milhares de espécies desse grupo, possui suas especificações ,mas há características gerais. Elas são seres microscópicos, procariontes(material genético disperso no citoplasma devido à ausência da carioteca) e unicelulares. Estando presentes em todos os tipos de ambientes(ar, água, solo, organismos, etc...), elas podem viver isoladas ou em colônias, aglomeração de milhões de bactérias visível a olho nu).

O estudo das bactérias, no entanto, só foi aprofundado no século XIX pelo médico alemão Robert Koch, quando o mesmo descobriu que o causador de uma doença que afetava o gado era uma bactéria. Porém, mesmo que representem ameaça à saúde, as bactérias possuem tal importância que vai desde o campo ecológico até o econômico. Além de terem um papel crítico em vários processos naturais como a decomposição e o Ciclo do Nitrogênio, elas são utilizadas em diversas técnicas de produção de alimentos. Esses microrganismos também são usados como matéria-prima para a produção de antibióticos e vitaminas, na indústria farmacêutica, e atuam como controle biológico no combate a pragas em lavouras , no setor agrícola.

Constituição e estrutura

As bactérias são seres vivos procariontes, ou seja, suas células não apresentam carioteca(membrana que, nas células da maioria dos seres vivos, separa o material genético do restante do citoplasma) além de suas organelas não serem membranosas.

As bactérias são compostas pelas seguintes estruturas: membrana celular, nucleoide, plasmídeos, ribossomos, hialoplasma, parede celular, cápsula, flagelo e pili ou fímbrias.

Reprodução

Elas se reproduzem assexuadamente por um processo chamado divisão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição. A divisão binária ocorre quando uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela(clone). Esse processo ocorre de maneira muito rápida, o que possibilita a rápida proliferação desses organismos.

Outros processos de reprodução nas bactérias são a conjugação, a transformação e a tradução.

Principais doenças e profilaxias

Tuberculose: A bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), responsável pela infecção principalmente dos pulmões, mas que pode chegar aos ossos, rins, cérebro, pele e inclusive coluna vertebral.

Sífilis: É uma infecção Sexualmente Transmissível(IST) causada pela infecção da bactéria Treponema pallidum ao invadir o organismo. O desenvolvimento da doença ocorre em 4 fases(sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Tétano: É uma doença grave causada pela infecção da bactéria Clostridium tetani, que entra no corpo através de feridas e produz uma toxina que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem matar.

Meningite: É uma inflamação da meninge, membrana que reveste o cérebro, e, quando não diagnosticada precocemente e não tratada de forma correta, pode ser grave e fatal. Normalmente possui três fatores causadores da doença-vírus, bactérias e fungos, tendo o tipo viral com casos mais frequentes.

Fonte:

Alua do Professor Antonio Paim, professor de Biologia no Colégio Militar de Porto Alegre.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Mamíferos

Pertencem a classe Mammalia. São seres vertebrados com as mais diversas características, hábitos de vida e que vivem em praticamente...

Comments


©2019 by Biologia Cmpa 206. Proudly created with Wix.com

bottom of page