top of page
Blog: Blog2
Buscar

Ascomicetos

biologiacmpa206

Características gerais:

Grupo com maior número de fungos registrado no mundo, contando com mais de 60 mil espécies.

São de extrema importância ecológica, pois são exímios decompositores de matéria orgânica.

Popularmente conhecidos como bolores verde-azulados, vermelhos ou castanhos.

CARACTERÍSTICAS POSITIVAS: Muitos destes fungos produzem

enzimas e diferentes metabólitos que são utilizados em setores industriais, como o alimentício e o farmacêutico.

CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS: Muitas espécies são devastadoras de plantações ou causadoras doenças em animais, incluindo o homem.


Morfologia:

Os ascomicetos são compostos por filamentos de célula chamados hifas. O conjunto de hifas forma o ascoma, uma estrutura de reprodução sexuada, macroscópica e de curta duração, que forma ascos — estruturas cilíndricas em forma de saco e produtoras de ascósporos — os esporos deste grupo.

Ademais, as hifas destes fungos possuem um septo com uma pequena abertura, por onde há passagem de citoplasma. Elas podem ser uninucleadas, ou multinucleadas, o que caracteriza um micélio dicariótico. Existem ainda as leveduras, que são formas unicelulares dos ascomicetos e se desenvolvem em determinadas condições de temperatura e oferta de nutrientes.

Reprodução:

SEXUADA:

Ascósporos de espécies distintas são liberados no ambiente, eles germinam e, então, originam um micélio haploide (n). Este origina gametângios: ascogônios (estruturas femininas) e anterídios (estruturas masculinas), estas estruturas se fundem, ocorrendo plasmogamia; formação de um micélio dicariótico (n + n) que originará o ascoma. Formação de células em ganchos onde ocorrerá a fusão de núcleos (cariogamia). Formação do núcleo diplóide (zigoto), única fase diplóide (2n), formam-se os ascos e o núcleo diplóide se divide por meiose, em seguida, por mitose originando os ascósporos (n) estes ascósporos retornam ao ambiente e inicia-se um novo ciclo.

ASSEXUADA:

Liberação do ascósporo, eles germinam e forma um micélio, este micélio se diferencia em estruturas assexuadas (conidiomas) e subdivididas em conidióforos, células conidiogênicas e conídios. As formas originadas são denominadas fungos anamórficos - vivem independentemente do ciclo de reprodução sexuado

São fundamentais para a ciclagem de nutrientes do ambiente e possuem grande aplicação econômica.

Líquens:

São associações simbióticas de mutualismo entre um ascomiceto e uma alga verde ou uma cianobactéria.

Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.

Importância destes fungos:

Nesse grupo, encontram-se espécies do gênero Penicillium, responsáveis pela produção da Penicilina e de queijos especiais, como o camembert.

Dentre os ascomicetos, também se apresentam as leveduras, responsáveis pela produção de bebidas alcoólicas.

Fontes:

- Trabalho realizado pelos alunos Callegari, Sofia, Matheus Vieira e Paolo, alunos do segundo ano do ensino médio da turma 206 do Colégio Militar de Porto Alegre RS.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Mamíferos

Pertencem a classe Mammalia. São seres vertebrados com as mais diversas características, hábitos de vida e que vivem em praticamente...

Comments


©2019 by Biologia Cmpa 206. Proudly created with Wix.com

bottom of page